Tempo
|
A+ / A-

NATO debate o envio de caças à Ucrânia

14 fev, 2023 - 06:24 • Marisa Gonçalves com Agências

O tema vai estar em discussão, no âmbito de uma reunião de ministros da Defesa Aliança Atlântica, em Bruxelas, enquanto Kiev reclama mais apoio militar.

A+ / A-

O envio de mais armas de combate para a Ucrânia é um dos assuntos na agenda da reunião de ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que começa esta terça-feira, em Bruxelas.

Antes dessa reunião, também na Bélgica, o chefe de defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o general Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, vão presidir uma sessão do Grupo de Contato da Ucrânia liderado por Washington, que tradicionalmente se reúne na base militar dos EUA em Ramstein, na Alemanha.

O encontro irá contará com a presença do ministro da Defesa ucraniano, Alexey Reznikov. Através das redes sociais, o governante já sublinhou que as prioridades para a Ucrânia são “a proteção do céu ucraniano, inclusivamente através de uma plataforma de aviação”.

“Trabalharemos intensamente com parceiros nos próximos dias. O ritmo é extremamente alto”, assegura.

Em paralelo, Reznikov anuncia que quer promover ainda mais a denominada “coligação de tanques” e tratar da “criação de uma forte reserva de munições”.

Esta segunda-feira, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, alertou para a necessidade de a indústria de defesa ocidental aumentar a capacidade de produção de munições, como forma de conseguir atender às necessidades do exército ucraniano.

Stoltenberg também considerou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte concordaria em estabelecer uma rede virtual de satélites, para melhorar as condições de vigilância, avisando para a iminência de novos ataques das forças russas.

Na frente diplomática, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, veio garantir estar em negociações com os aliados, para reforçar o apoio militar a Kiev.

“Nas próximas semanas irá continuar a nossa maratona diplomática. Haverá outra reunião em Ramstein. Estamos a preparar-nos e estamos a trabalhar para garantir que todas as nossas negociações se refletem nas decisões de defesa dos nossos parceiros, tanto em Ramstein, como durante o período que antecede o dia 24 de fevereiro. Estão também agendadas novas reuniões e negociações bilaterais", afirmou na sua habitual mensagem noturna, em vésperas de se assinalar um ano da ofensiva russa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+