Tempo
|
A+ / A-

Turquia. Mãe e filha de dois anos resgatadas após 44 horas sob escombros

08 fev, 2023 - 05:27 • Lusa

As equipas de busca e salvamento ouviram gritos de socorro no que restava de um dos muitos edifícios destruídos numa das cidades junto à fronteira com a Síria.

A+ / A-

Equipas de emergência turcas conseguiram resgatar, esta madrugada, uma mãe síria e a filha de dois anos, 44 horas depois de terem sido soterradas sob os escombros de um prédio destruído no sul da Turquia.

Segundo a agência de notícias estatal turca, Anatólia, equipas de busca e salvamento ouviram gritos de socorro no que restava de um dos muitos edifícios destruídos na cidade de Kahramanmaras, perto da fronteira com a Síria.

Depois de remover meticulosamente os escombros, as equipas alcançaram Imed Sabha, uma mãe síria de 33 anos, e a filha, Vafe, que foram levados para uma ambulância de maca e depois transferidas para um hospital próximo.

Horas antes, num outro distrito de Kahramanmaras, bombeiros vindos da cidade turca de Kayseri tinham retirado com vida Emin, uma criança de seis anos, dos escombros de um edifício.

O número de mortos nos fortes sismos que atingiram na segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria aumentou para mais de 7.800, de acordo com o mais recente balanço provisório divulgado pelas autoridades.

A Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências turca indicou que cerca de 60.200 membros das equipas de busca e salvamento, incluindo especialistas estrangeiros e de organizações não-governamentais, estão a trabalhar em missões de buscas e salvamento e remoção de escombros, no âmbito de um dispositivo que conta com mais de 100 aviões e helicópteros destacados.

As primeiras equipas de resgate estrangeiras chegaram na terça-feira. A União Europeia (UE) mobilizou 1.185 equipas de resgate e 79 cães de busca para a Turquia de 19 Estados-membros, incluindo França, Alemanha e Grécia.

Também na terça-feira, o Governo da Venezuela enviou para a Turquia e a Síria 50 “especialistas técnicos, médicos, especialistas em atendimento a desastres, identificação e busca de pessoas”, disse o ministro do Interior, Remigio Ceballos.

O mau tempo está a dificultar as operações de resgate e torna ainda mais difícil a situação de alguns dos sobreviventes, que sofrem com o frio e têm de recorrer a lareiras improvisadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+