Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Reino Unido não descarta aviões para a Ucrânia. Rússia antevê "banho de sangue"

08 fev, 2023 - 19:31 • Diogo Camilo

Depois de Volodymyr Zelensky ter pedido aviões para o combate contra a Rússia, Rishi Sunak disse que “nada está fora da mesa”. Embaixada russa em Londres avisa para "escalada do conflito" que terá "consequências para a Europa e todo o mundo".

A+ / A-

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, indicou que “nada está fora da mesa” no que toca à assistência militar do Reino Unido à Ucrânia, após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter pedido ao país aviões de combate para enfrentar as forças russas. Em reação, a Embaixada Russa em Londres já alertou para um possível "banho de sangue".

“O Reino Unido foi, apenas atrás dos EUA, o maior fornecedor de equipamento militar da Ucrânia no último ano e a primeira nação do G7 a enviar tanques de batalha para a Ucrânia. Acreditamos que o Reino Unido liderou um esforço internacional que levou outros países a entregarem tanques”, disse Sunak numa conferência de imprensa conjunta esta quarta-feira, indicando que aviões de combate também podem fazer parte da equação.

O tema da possível entrega de aviões de combate por parte do Reino Unido foi trazido à mesa por Zelensky, durante o seu discurso no parlamento britânico, onde pediu para “asas para proteger a liberdade” dos ucranianos.

Sunak anunciou a formação de militares da força aérea ucraniana, naquilo que disse ser o “primeiro passo” para a entrega de aviões de combate à Ucrânia

“É um processo que leva tempo. Começámos esse processo hoje. E tomamo-lo porque apoiamos o presidente e o seu país na vitória. Nada está fora da mesa”, afirma.

Já Zelensky, na conferência de imprensa conjunta, diz que há o risco de “estagnação” na batalha contra a Rússia.

“Sem armas, sem aquilo que falámos com o Rishi, haveria estagnação, o que não traria nada de bom”, disse o presidente ucraniano, que acrescentou que os veículos armados são a prioridade principal, tal como “mísseis de longo alcance”.

“Estamos muito agradecidos que o Reino Unido nos tenha ouvido”, acrescentou.

Zelensky confirmou ainda as reuniões desta quarta-feira à noite, em Paris, com Emmanuel Macron e Olaf Scholz, presidente francês e chanceler alemão, e a presença em Bruxelas esta quinta-feira, para onde foi convidado a participar numa cimeira do Conselho Europeu e numa sessão extraordinária no Parlamento Europeu.

Esta é a segunda vez que Zelensky viaja para fora do território ucraniano desde que a Rússia invadiu o país, a 24 de fevereiro.

Rússia antevê escalada do conflito e "banho de sangue"

Numa reação às palavras de Sunak, a Embaixa Russa em Londres indicou que o envio de aviões de combate à Ucrânia provocaria uma "escalada do conflito" e um "banho de sangue".

"É na nossa consciência que tal cenário será um 'banho de sangue' de uma próxima escalada, que teria consequências para o continente europeu e todo o mundo", refere a resposta enviada à agência estatal russa RIA.

Em comunicado, a embaixada diz que as tropas ucranianas irão usar aviões de combate militar do Ocidente em bombardeamentos de áreas residenciais de cidades de regiões ucranianas atualmente ocupadas pela Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+