Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo. Portugal envia 53 operacionais para apoiar busca e salvamento na Turquia

07 fev, 2023 - 10:01 • João Cunha , Pedro Valente Lima

Equipa composta por elementos da Proteção Civil, GNR, INEM e bombeiros parte "nas próximas horas".

A+ / A-

"Nas próximas horas", Portugal vai enviar uma equipa de busca e salvamento para apoiar as operações de resgate na Turquia. No total, viajam 53 operacionais e 6 cães, confirma o ministro da Administração Interna.

Em declarações aos jornalistas, em Coimbra, José Luís Carneiro destaca que a equipa será composta por elementos da Proteção Civil, INEM, GNR e bombeiros.

"[A equipa] sairá do nosso país para se juntar aos esforços europeus, de cariz humanitário, de proteção civil e, muito particularmente, no caso do apoio português, no âmbito da busca e do salvamento."

Acompanhados por "equipas cinotécnicas" - cães preparados para operações de resgate -, o ministro adianta também as ações específicas que as forças portuguesas levarão a cabo, desde a "remoção de estruturas" à "deteção de riscos associados às réplicas".

Até ao momento, José Luís Carneiro afirma que o Governo não dá conta de portugueses "em risco" na Turquia. "Havia cidadãos identificados na região, que estavam a receber o respetivo acompanhamento e que estavam em diálogo com o gabinete de emergência e proteção consular."

Ainda esta manhã, a embaixada portuguesa em Ancara anunciou a criação de um grupo de WhatsApp para contacto permanente com os portugueses que se encontrem no país.

Os abalos de 7.8 e 7.5 na escala de Richter, sentidos no sul da Turquia e no norte da Síria, fizeram mais de cinco mil mortos e, pelo menos, 20 mil feridos, esperando-se que estes números aumentem ao longo do dia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+