Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Alemanha confirma envio de mais de 100 tanques Leopard 1 à Ucrânia

07 fev, 2023 - 20:00 • Lusa

Em visita surpresa a Kiev, o ministro da Defesa alemão entregou ao homólogo ucraniano uma miniatura do Leopard 2 para assinalar a entrega de até 178 tanques de vários países da UE. Envio será feito "por fases".

A+ / A-

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, anunciou esta terça-feira durante uma visita surpresa à capital da Ucrânia que o país irá receber mais de 100 tanques Leopard 1 de vários países da União Europeia (UE).

Estes tanques de guerra, que são o modelo mais antigo, somam-se aos Leopard 2, cujo envio tinha sido já anunciados anteriormente anteriormente, o que vai permitir equipar pelo menos três batalhões até ao primeiro ou segundo trimestre de 2024, revelou Pistorius.

O tratamento do armamento fornecido pela comunidade internacional aos militares ucranianos foi inspecionado pelo ministro durante esta visita mantida em segredo por razões de segurança. “Podemos estar orgulhosos, também da Alemanha pelo que estamos a conseguir aqui”, sublinhou ao destacar: “Depois dos Estados Unidos da América (EUA), a Alemanha, juntamente com o Reino Unido, é o país que mais apoia a Ucrânia”.

Também o presidente ucraniano Volodimir Zelensky e o ministro da Defesa Olexei Reznikov estiveram presentes neste encontro que confirmou o envio de mais ajuda ao país invadido desde dia 24 de fevereiro de 2022. “Quando Boris se tornou ministro, nasceu a coligação de tanques”, recordou o ministro ucraniano, que confirmou na sua conta do Twitter que “haverá mais tanques Leopard 2” após a chegada dos que já foram anunciados. “A coligação de tanques está no caminho da vitória”, comentou.

A decisão foi confirmada pelos ministérios da defesa e das finanças alemães numa declaração conjunta onde é divulgada a aprovação do envio de até 178 tanques Leopard 1A5. Porém, o número final vai depender do “trabalho de reparação necessário”, alertaram.

“O financiamento e reparação dos tanques, bem como a formação das Forças Armadas ucranianas, estão a ser efetuados em estreita coordenação com os países parceiros europeus da República Federal da Alemanha”, informaram os ministérios.

De recordar que a 3 de fevereiro, o governo alemão concedeu uma licença de exportação para os tanques, segundo o porta-voz do governo Steffen Hebestreit, depois de as autoridades terem partilhado a entrega dos tanques Leopard 2 a Kiev para ajudar a combater a invasão russa.

O Leopard 1, produzido entre meados dos anos 60 a meados dos anos 80, foi o primeiro tanque a ser construído para as Forças Armadas Alemãs após a Segunda Guerra Mundial. Apesar de a Alemanha ter retirado os últimos deste modelo do exército há 20 anos, há nove países que ainda o utilizam.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+