Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dois mil milhões em armas. EUA vão enviar mísseis de maior alcance para a Ucrânia

03 fev, 2023 - 18:53 • João Malheiro

Um dos novos equipamentos, que integram este pacote, é o míssil GLSDB - "Ground Launched Small Diameter Bomb" - que deve duplicar a área de alcance de ataques ucranianos.

A+ / A-

Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram mais um pacote de ajuda militar à Ucrânia com um valor de 2.175 mil milhões de dólares (acima de dois mil milhões de euros).

O armamento inclui mísseis teleguiados e unidades de defesa aérea, entre outro tipo de armas e munições, segundo indica o Governo norte-americano.

Um dos novos equipamentos, que integram este pacote, é o míssil GLSDB - "Ground Launched Small Diameter Bomb" - que deve duplicar a área de alcance de ataques ucranianos.

O sistema atual de mísseis usado pela Ucrânia permitia que os projéteis viajassem 77 quilómetros, enquanto o novo sistema GLSDB pode atingir um alvo que esteja até 151 quilómetros.

Em reação, através do Twitter, o presidente da Ucrânia agradece a Joe Biden e aos EUA pelo "importante" pacote de armamento.

"Quanto maior o alcance e a mobilidade das nossas armas, mais rapidamente terminará a agressão brutal da Rússia", escreveu Volodymyr Zelensky.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+