Tempo
|
A+ / A-

Alunos refazem exame após recorrerem ao ChatGPT em França

03 fev, 2023 - 22:08 • Lusa

Estudantes usaram programa de inteligência artificial para realizar exame à distância.

A+ / A-

Vinte estudantes da Universidade de Estrasburgo, em França, que usaram o software de inteligência artificial ChatGPT para realizarem um exame à distância, tiveram de repetir a prova.

Os resultados mostraram que o ChatGPT "trai" nas respostas de "20 alunos", que tiveram de fazer uma "recuperação" in loco esta semana, anunciou o estabelecimento de ensino.

O exame original, online, era um questionário de escolha múltipla sobre a história do Japão.

Idealizado pela start-up californiana OpenAI e disponibilizado ao público em novembro passado, o ChatGPT gere de forma automática textos ou linhas de código de computador em poucos segundos.

O "chatbot" suscita a preocupação da comunidade educativa, que receia que seja utilizado como instrumento de plágio por parte de estudantes durante os testes, mas também nos trabalhos de casa.

Um dos fundadores da OpenAI, o bilionário Elon Musk, escreveu no Twitter no início de janeiro: "É um novo mundo. Adeus, trabalhos de casa!".

O ChatGPT e outros serviços de inteligência artificial estão a ser banidos de escolas e universidades de todo o mundo, como no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences-Po Paris).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+