Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia acredita que Rússia pode estar a planear ataque a 24 de fevereiro

02 fev, 2023 - 00:45 • Redação

O dia anterior, 23 de fevereiro, costuma ser uma celebração do exército russo.

A+ / A-

As autoridades ucranianas acreditam que a Rússia pode estar a planear uma ofensiva militar a 24 de fevereiro - data que marca um ano de conflito.

O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov diz que há cerca de 500 mil tropas russas que "podem tentar algo" no aniversário da guerra.

O dia anterior, 23 de fevereiro, costuma ser uma celebração do exército russo.

A Ucrânia espera receber entre 120 a 140 carros de combate blindados na primeira entrega a ser feita por 12 países doadores. A indicação foi dada pelo Governo ucraniano, durante um “briefing” citado pela Reuters. Nesse primeiro grupo de blindados, estão os Leopard 2 alemães, os Challenger 2 britânicos e os Abrams M1 norte-americanos.

No plano diplomático, o Primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmygal, confirmou a organização de uma cimeira entre a Ucrânia e a União Europeia (UE) dia 03 de fevereiro, em Kiev, cuja realização confirmou, é “um forte sinal” para os “parceiros e inimigos” do país.

A Rússia diz que este envio de armamento agrava o conflito.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+