A+ / A-

Nações Unidas suspendem missão antitortura na Austrália

24 out, 2022 - 08:44 • Olímpia Mairos , com agências

Inspetores foram impedidos de visitar vários estabelecimentos prisionais e centro de detenção. Austrália tem até janeiro de 2023 para cumprir com as suas obrigações.

A+ / A-

As Nações Unidas decidiram suspender a missão antitortura que estavam a levar a cabo na Austrália.

A decisão que foi tomada após os inspetores da ONU, que visitariam prisões para prevenir a crueldade contra os detidos, terem visto negado o acesso a vários estabelecimentos prisionais e centros de detenção - apesar da Austrália ter ratificado o Protocolo Opcional à Convenção das Nações Unidas contra a Tortura.

De acordo com um comunicado da Organização das Nações Unidas, “a delegação do SPT foi impedida de visitar vários locais onde as pessoas estão detidas”.

Além disso, o relatório informa que os auditores tiveram dificuldades em realizar uma visita completa a outros locais, e não receberam “todas as informações e documentos relevantes que haviam solicitado”.

Diante destes obstáculos, a delegação de quatro membros decidiu suspender a sua missão de 12 dias, que começou em 16 de outubro e deveria terminar em 27 de outubro.

A chefe da delegação, Aisha Shujune Muhammad, criticou a Austrália por tais obstruções, acusando-a de “uma clara violação” das obrigações do Protocolo Opcional à Convenção contra a Tortura (OPCAT, na sigla em inglês).

“Os Estados têm a obrigação de receber o SPT no seu território e permitir que ele exerça o seu mandato integralmente”, disse Aisha Shujune Muhammad.

Até agora, 91 estados ratificaram o OPCAT. O SPT tem permissão para visitar todos os países que assinaram o protocolo para realizar avaliações sem aviso prévio e sem impedimentos de locais onde pessoas estão detidas.

As prisões da Austrália, os centros de detenção de jovens e os compostos de imigração têm sido atormentados por persistentes alegações de abusos de direitos humanos, particularmente contra as comunidades aborígenes.

A Austrália tem até janeiro de 2023 para cumprir com as suas obrigações. Não há penalizações se os prazos não forem cumpridos, mas o país pode ser colocado numa lista de não conformidade de países com preocupações significativas com os direitos humanos.

Apenas três outros países - Ruanda, Azerbaijão e Ucrânia - tiveram as missões anti tortura da ONU suspensas ou adiadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+