Tempo
|
A+ / A-

Irão. Casal condenado a 10 anos de prisão por dançar na rua

31 jan, 2023 - 17:56 • Diogo Camilo

Tribunal considerou o comportamento dos jovens, de 21 e 22 anos, “encorajava a corrupção e a prostituição em público”.

A+ / A-

Um casal iraniano foi condenado a mais de 10 anos de prisão por dançar nas ruas de Teerão, em frente à Torre Azadi ou Torre da Liberdade, num vídeo que se tornou um símbolo contra o regime.

Astiyazh Haghighi e Amir Mohammad Ahmadi, de 21 e 22 anos, foram detidos no início de novembro. A jovem não usava véu e as leis do país não permitem que mulheres dancem em público.

Assim, um tribunal em Teerão condenou ambos a 10 anos e seis meses de prisão por considerar que o seu comportamento “encorajava a corrupção e a prostituição em público”. Também foram proibidos de ter acesso à Internet por dois anos.

A polícia associou a dança aos protestos no país após a morte de Mahsa Amini, jovem que foi detida e morta pela polícia dos costumes por violar a lei que obriga as mulheres a usarem a tradicional “hijab”.

Desde então, milhares de pessoas morreram em protestos que se tornaram na maior contestação ao regime de aiatolás no Irão desde a revolução de 1979.

Pelo menos 14 mil pessoas foram presas, de acordo com a ONU, numa lista que inclui celebridades, jornalistas e advogados.

O monumento que serviu de palco ao vídeo, a Torre de Azadi, não é menos polémica. A sua inauguração aconteceu no início dos anos 70, ainda antes da revolução iraniana, em memória ao último xá, Mohammad Reza Pahlavi. Foi renomeada anos depois com a criação da república islâmica e o seu arquiteto vive em exílio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+