Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O Parlamento Europeu assinala o Dia Internacional da Memória do Holocausto

26 jan, 2023 - 05:36 • Lusa

A data foi estabelecida pelas Nações Unidas em 2005 e recorda a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, que este ano marca o 78.º aniversário.

A+ / A-

O Parlamento Europeu (PE) assinala esta quinta-feira o Dia Internacional da Memória do Holocausto, numa sessão plenária com intervenções do chefe de Estado de Israel, Isaac Herzog, e da presidente da assembleia, Roberta Metsola.

Após a cerimónia, na qual será observado um minuto de silêncio, Metsola e Herzog, que será também recebido esta quinta-feira pelo secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, vão inaugurar um memorial do Holocausto.

O Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, assinalado oficialmente no dia 27 de janeiro (sexta-feira), foi estabelecido pelas Nações Unidas em 2005 e recorda a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, que este ano marca o 78.º aniversário.

Este ano também se assinalam os 75 anos da fundação do Estado de Israel.

Na quarta-feira, o museu de Auschwitz-Birkenau anunciou que a Rússia não foi convidada para as comemorações do 78.º aniversário da libertação, pelo Exército Vermelho, deste campo de morte nazi, devido à invasão e guerra russas na Ucrânia.

Construído na Polónia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, Auschwitz-Birkenau é o símbolo do genocídio perpetrado pela Alemanha nazi de seis milhões de judeus europeus, um milhão dos quais foi morto naquele campo entre 1940 e 1945, juntamente com mais de 100.000 não-judeus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+