A+ / A-

Ucrânia. “Duas em cada cinco famílias precisam urgentemente de meios de subsistência”, alerta ONG

29 mar, 2023 - 11:28 • Olímpia Mairos

Organização não- governamental apela a todas as partes envolvidas para que “permitam o acesso humanitário total e desimpedido às famílias afetadas pela crise e que vivem em áreas afetadas pelo conflito”.

A+ / A-

A ONG britânica Save the children alerta que duas em cada cinco famílias na Ucrânia precisam urgentemente de meios de subsistência e necessidades básicas, numa altura em que o país enfrenta taxas sem precedentes de mobilidade humana, inflação e desemprego.

Para ilustrar este alerta, a organização serve-se do último Relatório sobre as Necessidades Multissetoriais da Ucrânia, elaborado pelo escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Comunitários, que dá conta que “mais de 40% das famílias estão com dificuldades para atender às suas necessidades diárias de comida, água e necessidades básicas, nas áreas mais afetadas pelos combates”, enquanto “no leste e sul do país, o número sobe para 60%”.

“As famílias na Ucrânia vivem em extrema necessidade que continua a piorar a cada dia, à medida que a guerra mergulha cada vez mais crianças e pais na pobreza”, disse Sonia Khush, diretora da Save the Children in Ukraine, citada pela agência SIR.

Segundo esta responsável, as pessoas estão a perder as suas fontes de rendimento porque as empresas estão a encerrar em todo o país e os salários acabaram.

“É uma situação devastadora para as famílias deslocadas, que já perderam quase tudo para a guerra e agora estão à beira da sobrevivência. As crianças e as famílias ucranianas precisam de apoio humanitário e a comunidade internacional deve comprometer-se a ajudar esta geração”, defende.

Neste contexto, a ONG britânica apela a todas as partes envolvidas para que “permitam o acesso humanitário total e desimpedido às famílias afetadas pela crise e que vivem em áreas afetadas pelo conflito”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+