Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

UE anuncia mais 500 milhões de euros de ajuda à Ucrânia

23 jan, 2023 - 17:46 • Lusa

A este dinheiro vão acrescer 45 milhões de investimento na “missão de assistência militar”.

A+ / A-

A União Europeia (UE) vai disponibilizar mais 500 milhões de euros para apoiar a Ucrânia, anunciou esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros português, depois de uma reunião com os homólogos de todos os Estados-membros.

João Gomes Cravinho acrescentou que a este pacote de ajuda a Kiev, a UE vai juntar também 45 milhões de euros de investimento na “missão de assistência militar” à Ucrânia, uma iniciativa de treino de militares na Polónia e na Alemanha.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia também discutiram a “questão complexa” da criação de um tribunal para combater a impunidade pelos “crimes cometidos na Ucrânia de guerra ou o crime de agressão, que é mais amplo”.

Os governantes com a pasta da diplomacia reuniram-se esta segunda em Bruxelas (Bélgica) para avaliar o apoio à Ucrânia, quando falta cerca de um mês para o primeiro aniversário da invasão do país pela Rússia, no final de fevereiro de 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+