Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Protesto polémico

Turquia retira apoio à Suécia na candidatura à NATO

23 jan, 2023 - 18:03 • Lusa

Erdogan colocou várias condições para aprovar a entrada da Suécia e da Finlândia à Aliança Atlântica, incluindo medidas contra movimentos curdos estabelecidos nesses países nórdicos.

A+ / A-

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse, esta segunda-feira, que a Suécia deixará de contar com o apoio do seu país na candidatura à NATO, após Estocolmo ter autorizado a realização de uma manifestação anti-turca no sábado.

"A Suécia não pode esperar o nosso apoio [na adesão] à NATO. Se não respeitar as crenças religiosas da República da Turquia ou dos muçulmanos, não receberá nenhum apoio nosso", garantiu o Presidente turco.

Na sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia já tinha convocado o embaixador da Suécia em Ancara, para protestar contra a autorização de uma manifestação marcada por um grupo extremista para Estocolmo, com o objetivo de queimar o Corão frente à Embaixada turca na capital sueca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Turquia Fora!
    24 jan, 2023 NATO 20:32
    Acabem com esse estropício de unanimidade na adesão de novos membros, façam um mini-tratado NATO com Finlândia e Suécia, excluindo a Turquia de qualquer negociação, façam cair Erdogan, cortem apoios à Turquia, expulsem a Turquia da NATO, mas resolvam esta treta de problema: temos 2 países que confiaram na NATO e que estão indefinidamente à porta, porque o amigo do Putin chantageia a NATO. Se isto é em tempos de Paz - exceto na Ucrânia - o que será em termos de Guerra? Turquia, fora!

Destaques V+