Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gás natural

Gasoduto ibérico em risco? Argélia constrói gasoduto até Itália para abastecer Europa

23 jan, 2023 - 16:56 • Sandra Afonso

Sem adiantar datas, Presidente argelino promete que o novo gasoduto estará em funcionamento a “curto prazo”.

A+ / A-

A Argélia vai construir um gasoduto até Itália para abastecer a Europa de gás natural, foi anunciado esta segunda-feira.

O projeto privado deverá envolver o fornecimento de gás mas também de hidrogénio, amoníaco e eletricidade.

O anúncio foi feito hoje pelo Presidente argelino, numa conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni.

O acordo de intenções foi assinado entre ambos para "iniciar o estudo e, posteriormente, a construção de um gasoduto privado, diferente do que existe atualmente", garante o Presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune.

A nova estrutura irá transformar a Itália “num distribuidor de energia para toda a Europa” e aumentar as exportações da Argélia, acrescenta o chefe de Estado.

Sem adiantar datas, Tebboune promete que o novo gasoduto estará em funcionamento a “curto prazo”.

Gasoduto ibérico ganha concorrente

Esta estrutura vai concorrer com o projecto ibérico, que já conta com a apoio de França e da Alemanha, para distribuir hidrogénio pela Europa.

Chama-se H2MED e já passou da fase de estudo, uma vez que assenta em investimento já iniciado. Portugal e Espanha aspiram conseguir transformar a Península Ibérica num “hub líder de energia verde para toda a Europa”, segundo palavras do executivo de Madrid.

O projecto foi alargado, com o apoio de fundos europeus, e deverá estar concluído em 2030.

Esta estrutura deverá fornecer cerca de 10% do consumo de hidrogénio verde da União Europeia. Está previsto que ligue a Península Ibérica a França e esta à Alemanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+