Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Charles Michel a caminho de Kiev para discutir envio de armamento

19 jan, 2023 - 08:48 • Lusa

Visita é anunciada um dia depois da reunião do grupo de contacto para a Ucrânia, em Ramstein, Alemanha.

A+ / A-
Charles Michel, Foto: Julien Warnand/EPA
Charles Michel, Foto: Julien Warnand/EPA
Charles Michel. Foto: Luis Vieira/EPA
Charles Michel. Foto: Luis Vieira/EPA

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou esta quinta-feira que se encontra "em viagem para Kiev" onde deve discutir com o chefe de Estado Volodymyr Zelensky as novas medidas de apoio à Ucrânia que pede entregas mais rápidas de armamento.

Os dois dirigentes "vão discutir medidas concretas (...) para garantir que [a Ucrânia] seja mais forte", declarou Charles Michel num depoimento gravado em vídeo e divulgado através da rede social Twitter.

Os aliados da NATO prometeram a Kiev " apoio através do envio de armas pesadas e modernas" para conter as ofensivas da Rússia, acrescentou o presidente do Conselho Europeu.

"Os ucranianos combatem pelo próprio território, pelo futuro das suas crianças. Mas, batem-se também pelos valores comuns europeus de paz e prosperidade. Eles precisam, e merecem, o nosso apoio", declarou também o presidente do organismo que representa os 27 Estados da União Europeia.

Além dos encontros com o chefe de Estado ucraniano, Charles Michel vai reunir-se com o primeiro-ministro Denys Chmyga e com membros do Parlamento de Kiev (Rada).

Esta visita é anunciada um dia depois da reunião do grupo de contacto para a Ucrânia, em Ramstein, Alemanha, que reúne, cerca de 50 países liderados pelos Estados Unidos.

As discussões na Alemanha concentraram-se, sobretudo, nas questões relacionadas com o fornecimento de veículos blindados e sistemas modernizado de defesa antiaérea.

O Reino Unido já prometeu que vai enviar 14 carros Challenger 2 e o governo da Polónia diz estar preparado para enviar blindados Leopard 2, de fabrico alemão.

O envio (reexportação) dos veículos polacos depende da autorização da Alemanha.

Em Berlim, o chanceler alemão, Olaf Scholz, enfrenta pressões no sentido de autorizar o envio dos carros de combate usados por vários países da NATO.

Esta quinta-feira, os alarmes de ataque aéreo voltaram a soar na capital ucraniana.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    19 jan, 2023 Lisboa 18:53
    A polónia e todos os Países que tenham Leopard-2 que enviem todos os que possam, sem esperar pela autorização de Berlim. Os tanques Leopard podem ter sido feitos na Alemanha, mas ao terem sido comprados, agora são propriedade dos Países que os têm, e não da Alemanha. Logo esses Países fazem o que querem com eles, e que se lixem os boches e as suas "autorizações". A linha da frente contra à Rússia, está na martirizada Ucrânia. A Alemanha tem sido demasiado hesitante neste conflito e parece que ainda não percebeu completamente as consequências de ter o bafo russo, "uma Ucrânia mais perto" das suas fronteiras...

Destaques V+