Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Motoristas portugueses atentos a greve geral em França com adesão superior a 70%

19 jan, 2023 - 15:05 • Carla Fino , Cristina Nascimento

Sindicatos franceses protestam contra aumento da idade da reforma. Autarca luso-francês reconhece que “manifestações continuam a ser, por enquanto, a única forma de pressionar”.

A+ / A-

A Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) manifesta-se preocupada com a greve geral em curso esta quinta-feira em França.

Em declarações à Renascença, o porta-voz da ANTRAM, André Matias de Almeida, admite que por agora não há perturbações a registar, mas a situação é preocupante.

“É uma situação que vemos sempre com muita apreensão e com muita compreensão, porque é um processo evolutivo e que, de um momento para o outro, as coisas pioram.”

De acordo com os sindicatos franceses, os setores dos transportes, saúde, escolas, energia, França estão a ser atingidos pela paralisação, cuja adesão está a registar níveis superiores a 70%.

Os protestos centram-se contra o aumento da idade de reforma, consequência das anunciadas alterações do sistema de pensões pela primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne.

Pela primeira vez em 12 anos, os principais sindicatos franceses unem-se numa greve geral considerada inédita contra a reforma do sistema de pensões que prevê o aumento da idade de reforma no país de 62 para 64 anos.

Também ouvido pela Renascença, Hermano Sanches Ruivo, vereador na Câmara de Paris, diz que as manifestações “continuam a ser, por enquanto, a única forma de pressionar” o governo central.

“As reformas são fundamentais, o prazo legislativo é de 26 de março. Esta manifestação mede forças, mas obriga a muito mais reuniões e muito mais negociações”, explica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+