Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greta Thunberg. Fórum de Davos reúne os que "mais alimentam a destruição do planeta"

19 jan, 2023 - 12:36 • Lusa

A ativista sueca fez estas declarações durante uma reunião com outros jovens ativistas climáticos e com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia (AEI), Fatih Birol.

A+ / A-

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg acusou o Fórum Económico Mundial, que está a acontecer na cidade suíça de Davos, de reunir "as pessoas que mais alimentam a destruição do planeta", considerando um "absurdo" que estas sejam ouvidas.

"Parece que estamos a ouvir mais estas [pessoas que participam no Fórum em Davos] do que as pessoas que são realmente afetadas pela crise climática, as pessoas que vivem na linha de frente e isto diz-nos o quanto é absurda esta situação", declarou Greta Thunberg durante um evento organizado à margem da reunião do Fórum Económico Mundial.

Davos é "o lugar onde estão as pessoas que mais alimentam a destruição do planeta, as pessoas que estão no meio da crise climática, as pessoas que investem em combustíveis fósseis, etc.", declarou a ativista, acusando os participantes no Fórum de colocar a "ganância" e o "lucro económico de curto prazo acima das pessoas e acima do planeta".

"No entanto, estas são as pessoas com quem parecemos contar para resolver problemas que provaram, repetidas vezes, não lhes ser uma prioridade", sublinhou.

"Estas pessoas irão o mais longe que puderem, enquanto puderem e enquanto sobreviverem. Continuarão a investir em combustíveis fósseis, continuarão a sacrificar as pessoas para o seu próprio ganho", declarou.

A ativista sueca fez estas declarações durante uma reunião com outros jovens ativistas climáticos e com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia (AEI), Fatih Birol.

"A minha presença aqui é um sinal muito importante que quero dar ao mundo", disse Birol.

"As mudanças climáticas precisam de mais atenção. Infelizmente, a atenção às mudanças climáticas está a diminuir", lamentou, sublinhando que agora é necessário investir mais em energia limpa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+