Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA assinalam 60 anos da Marcha liderada por Martin Luther King

28 ago, 2023 - 04:50 • Lusa

O país está a pouco mais de um ano das eleições presidenciais e atravessa um momento particularmente difícil no campo dos direitos adquiridos na sociedade civil.

A+ / A-

Assinala-se esta segunda-feira o 60.º aniversário da histórica marcha pela defesa dos direitos civis liderada em 1963 pelo ativista e reverendo afro-americano Martin Luther King.

Para marcar a data, o presidente norte-americano, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, reúnem-se na Casa Branca com familiares do líder afro-americano e Nobel da Paz (1964) e com outros organizadores do protesto.

A marcha cívica de 1963 ficaria imortalizada com o célebre discurso de Martin Luther King “I have a dream…” ("Eu tenho um sonho", na tradução em português), no qual o ativista falou sobre o seu sonho de uma América mais justa e equitativa, e que abriu o caminho para a aprovação da Lei dos Direitos Civis no ano seguinte.

Martin Luther King viria a ser assassinado em abril de 1968 em Memphis, no Estado do Tennessee.

Esta efeméride é assinalada a pouco mais de um ano das eleições presidenciais e num momento particularmente difícil no campo dos direitos adquiridos da sociedade civil norte-americana, após a erosão dos direitos de voto em todo o país e a recente rejeição da discriminação positiva nas admissões universitárias e do direito ao aborto pelo Supremo Tribunal.

Ameaças crescentes de violência política e de ódio contra a comunidade afro-americana e minorias étnicas, religiosas ou de orientação sexual também têm marcado a atualidade norte-americana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+