Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha. Greta Thunberg detida durante protestos

17 jan, 2023 - 17:14 • Redação com agências

Jovem ativista foi detida enquanto protestava contra a mina de carvão de Garzweile a céu aberto.

A+ / A-

A jovem Greta Thunberg está entre os ativistas climáticos detidos durante os protestos contra a demolição da aldeia de Luetzerath, na Alemanha.

Segundo a agência Reuters, a ativista de 20 anos foi detida enquanto protestava contra a mina de carvão de Garzweile a céu aberto, a cerca de nove quilómetros da aldeia.

A jovem sueca juntou-se aos manifestantes na sexta-feira e foi vista sentada sozinha num grande autocarro da polícia após a detenção, disse uma testemunha.

“Greta Thunberg fazia parte de um grupo de activistas que correram em direcção à borda. No entanto, ela foi travada e carregada por nós com este grupo para fora da área de perigo imediato para” identificar os vários manifestantes, disse um porta-voz da polícia à agência de notícias, acrescentando que um activista tinha saltado para dentro da mina a céu aberto.

As imagens mostram a jovem a ser carregada por três polícias. Mais tarde teve de mostrar os documentos de identificação e ficou sob custódia policial.

Já na quarta-feira passada, a polícia de intervenção começou a expulsar activistas climáticos desta aldeia no oeste da Alemanha, que vai ser demolida para permitir a expansão de uma mina de carvão.

No sábado a polícia usou canhões de canhões de água e gás pimenta na sequência de uma marcha pacífica que terminou em confrontos, e na qual também participou Greta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+