Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia italiana apanha mafioso fugido há 30 anos

16 jan, 2023 - 08:57 • Hugo Monteiro , Daniela Espírito Santo

Matteo Messina Denaro era o chefe da máfia mais procurado de Itália.

A+ / A-
Polícia italiana apanha mafioso fugido há 30 anos
Polícia italiana apanha mafioso fugido há 30 anos

Depois de 30 anos em fuga, foi detido o chefe da máfia mais procurado de Itália.

Matteo Messina Denaro, de 60 anos, era uma das principais figuras da máfia siciliana.

Foi detido pela polícia italiana em Palermo, esta segunda-feira, no interior de uma clínica privada onde, segundo as autoridades, se encontrava a fazer tratamento.

Foi condenado à revelia a prisão perpétua pelo seu papel nos assassinatos de dois procuradores em 1992.

Enfrenta, também, uma sentença de prisão perpétua pelo seu papel nos ataques bombistas em Florença, Roma e Milão em 1993, ataques que vitimaram dez pessoas.

Foi nesse verão que se tornou foragido, recorda a agência italiana ANSA. Nessa altura, o filho do antigo chefe da máfia de Castelvetrano Ciccio enviou uma carta para a namoradaq, Angela, a dizer-lhe: "Vais ouvir falar de mim". "Vão me pintar como um demónio, mas é tudo falso", dizia a missiva de Matteo.

Denaro era o último "grande" chefe da Máfia ainda a monte e foi provado por centenas de polícias ao longo dos anos. O recorde de "fugida" mafiosa, no entanto, não lhe pode ser atribuído: Bernardo Provenzano, também da Cosa Nostra, esteve foragido 38 anos: de 1963 a 2006.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+