Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morte de Mahsa Amini

Mais de 500 pessoas terão morrido na onda de protestos no Irão

15 jan, 2023 - 15:32 • Lusa

Organização de defesa dos direitos humanos estima que estejam detidas cerca de 20 mil pessoas, incluindo 110 que correm o risco de sentenças de morte sob a lei islâmica.

A+ / A-

A HRANA, uma organização de defesa dos direitos humanos, elevou para 522 o número de mortos no Irão nas manifestações desencadeadas pela morte da jovem Mahsa Amini sob custódia policial, em setembro.

A HRANA - sigla de 'Human Rights Activists News Agency' (em português, Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos) - estima que entre os mortos existam 70 menores e 68 agentes da polícia, bem como chefes das forças de segurança iranianas.

De acordo com a HRANA, estarão detidas cerca de 20 mil pessoas, incluindo 110 que correm o risco de sentenças de morte sob a lei islâmica.

Foram já executadas quatro pessoas e pelo menos 17 foram condenadas à morte na sequência das manifestações que têm marcado o quotidiano do Irão após a morte da jovem iraniana curda Mahsa Amini, que tinha sido detida por alegadamente violar o rígido código de vestuário imposto às mulheres no Irão.

A HRANA tem sede nos Estados Unidos e é especializada na monitorização de situações humanitárias.

Já a organização não-governamental Iran Human Rights (IHR), com sede em Oslo, na Noruega, mantém o balanço de mortos divulgado há cinco dias: 481 óbitos, entre os quais 64 crianças e 35 mulheres.

O governo iraniano não comentou estes números ou os relatórios das organizações.

Os protestos dos últimos meses, fortemente reprimidos pelas autoridades, evoluíram e os manifestantes reivindicam agora o fim do regime teocrático designado como "República Islâmica", fundado em 1979 pelo 'ayatollah' Ruhollah Khomeini, autoridade religiosa xiita iraniana e líder espiritual e político da revolução que nesse ano depôs o xá do Irão, Mohammad Reza Pahlavi.

Teerão tem acusado os Estados Unidos, Israel, Reino Unido, França e Alemanha de estarem por trás dos protestos.

Segundo a Amnistia Internacional (AI), o Irão é um dos países que mais executa pessoas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+