Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Organização Trump condenada à pena máxima por fuga aos impostos

13 jan, 2023 - 15:14 • Joana Azevedo Viana

Tribunal de Manhattan condena empresa do ex-Presidente norte-americana a multa de 1,61 milhões de dólares por esquema de evasão fiscal que durou 15 anos.

A+ / A-

A empresa de gestão de imobiliário de Donald Trump foi, esta sexta-feira, ordenada a pagar uma multa de 1.61 milhões de dólares (cerca de 1.48 milhões de euros) após ter sido condenada por uma série de crimes de fraude fiscal, no que corresponde à pena pecuniária máxima prevista para fuga aos impostos nos Estados Unidos.

A sentença, definida por um juiz do Supremo Tribunal Estatal de Manhattan, põe fim a uma longa guerra judicial contra a Organização Trump, que em dezembro tinha sido declarada culpada de pagar regalias aos seus executivos de topo por baixo da mesa.

Um desses executivos, Allen H. Weisselberg, acusado de orquestrar o esquema de evasão fiscal, declarou-se culpado e testemunhou no julgamento, tendo sido condenado a cumprir cinco meses de prisão efetiva na famosa prisão de Rikers.

O esquema de evasão fiscal pela Organização Trump esteve em funcionamento durante 15 anos.

O New York Times destaca que a indemnização representa uma "ninharia" para a Organização Trump e para o ex-Presidente dos EUA, que durante cada ano em que esteve na Casa Branca acumulou centenas de milhões de dólares de receita através da empresa.

Contudo, o veredito classifica a Organização Trump como criminosa, expondo uma cultura empresarial que cultivou ilegalidades durante anos e que acabou por servir de munição política aos opositores de Trump. Os procuradores, indica ainda o NYT, continuam a tentar avançar com uma investigação criminal ao próprio Trump.

Os advogados de defesa da Organização Trump não esperavam que a indemnização fosse tão alta, sobretudo porque ao longo do julgamento tentaram atribuir as culpas exclusivamente a Weisselberg, alegando que a intenção deste nunca foi enriquecer a empresa mas sim os seus próprios bolsos.

Já a procuradoria de Manhattan argumentou que a Organização Trump executou "um esquema multidimensional para defraudar a autoridade tributária", nas palavras do procurador Joshua Steinglass.

"Para evitarem ser detetados, eles simplesmente falsificaram os registos. Esta conduta só pode ser descrita como escandalosa. [Esta pena máxima] pode ter um impacto limitado na empresa multimilionária, mas este tribunal deve ainda assim aplicá-la."

Sob as regras fiscais do estado de Nova Iorque, uma empresa pode ser condenada a pagar até 250 mil dólares por cada acusação formal de crimes fiscais e um máximo de 10 mil dólares por cada acusação não-fiscal.

Neste momento, Donald Trump enfrenta uma série de outras investigações, incluindo uma relacionada com o ataque ao Capitólio pelos seus apoiantes a 6 de janeiro de 2021, outra com a retenção de documentos confidenciais após ter abandonado a Casa Branca e uma outra com os seus alegados esforços para reverter uma derrota eleitoral em 2020 no estado da Geórgia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+