Tempo
|
A+ / A-

GUERRA NA UCRÂNIA

Rússia convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Ucrânia

12 jan, 2023 - 06:23 • Lusa

Representante russo nas Nações Unidas teme que discussões dos próximos dias tenham "tons antirrussos".

A+ / A-

O representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Dimitri Poliansky, anunciou que o Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião sobre a Ucrânia na próxima semana, a pedido de Moscovo.

"Não vou entrar em detalhes sobre o que acontecerá no Conselho de Segurança - por nossa sugestão - sobre a Ucrânia no início da próxima semana: deixemos que os nossos opositores vivam na ignorância por enquanto", disse na quarta-feira Poliansky, na plataforma Telegram.

A Rússia convocou ainda para 20 de janeiro uma outra reunião, esta informal, do Conselho de Segurança da ONU sobre o bombardeamento ucraniano, em dezembro, de zonas controladas pelas forças russas na região de Donbass, no leste da Ucrânia.

Segundo Poliansky, a Rússia decidiu convocar uma reunião porque esta quinta-feira o Conselho de Segurança irá debater, a pedido do Japão, "o Estado de Direito entre as nações" e, na sexta-feira, a situação na Ucrânia.

O diplomata russo disse temer que a discussão aconteça "com tons antirrussos".

"Os nossos antigos parceiros ocidentais farão todo o possível para provar que todos os problemas do mundo começaram precisamente em 24 de fevereiro de 2022. Claro que nos iremos opor", disse Poliansky.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+