Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Invasão de Brasília

Presidentes dos três poderes dizem que Brasil "precisa de normalidade"

09 jan, 2023 - 14:47 • Teresa Paula Costa com agências

Vários órgãos de comunicação brasileiros noticiaram que o acampamento, onde se encontravam os manifestantes pró-Bolsonaro, foi desmantelado, tendo havido cerca de 1.200 detenções.

A+ / A-

Os presidentes dos três poderes do Estado brasileiro assinaram, esta segunda-feira, uma nota conjunta em que repudiam os ataques ao Planalto da República, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal.

Na nota, divulgada no Twitter, e assinada pelo presidente da República, Lula da Silva, a ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital, são repudiados os ataques "terroristas, criminosos e golpistas".


"Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras” e “conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria”, pois “o país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação", diz o texto.

Milhares de apoiantes de Jair Bolsonaro invadiram, destruíram e vandalizaram, neste domingo, o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Numa publicação nas redes sociais, o ex-presidente do Brasil rejeitou ter qualquer envolvimento com o sucedido este domingo em Brasília.

“Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra”, escreveu Jair Bolsonaro no Twitter.

Vários órgãos de comunicação brasileiros noticiaram que o acampamento onde se encontravam os manifestantes pró-Bolsonaro, em Brasília, foi desmantelado. Praticamente todos os manifestantes foram retirados do local, tendo havido cerca de 1.200 detenções.

As operações terão sido realizadas por agentes da polícia militar do distrito federal e da força nacional de segurança.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+