Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Invasão em Brasília

Políticos norte-americanos pedem extradição de Bolsonaro

09 jan, 2023 - 13:45 • Rosário Silva

Vários congressistas utilizaram as redes sociais para defender a extradição do antigo presidente brasileiro que está na Florida desde o final de 2022.

A+ / A-

Vários congressistas norte-americanos pediram, nas últimas horas, a extradição do Jair Bolsonaro dos Estados Unidos, onde se encontra desde a véspera da tomada de posse do Lula da Silva.

Os políticos que se manifestaram na rede social Twitter, consideram que o ex-presidente do Brasil é um dos responsáveis pelos “atos terroristas” que aconteceram em Brasília neste domingo.

Para Joaquin Castro, deputado democrata pelo Estado do Texas, "não se pode permitir que os terroristas "de andar por casa" e fascistas usem a mesma cartilha que Trump para minar a democracia". Por isso, afirma na sua conta no Twitter, "Bolsonaro não pode refugiar-se na Flórida, onde se esconde, e foge à responsabilidade dos seus crimes".

A mesma tónica é dada por Alexandria Ocasio-Cortez, deputada democrata pelo Estado de Nova York. Considera que "os Estados Unidos da América não devem continuar a dar refúgio a Bolsonaro na Flórida".

A deputada mostra-se ainda solidária com o governo de Lula da Silva, “democraticamente eleito”.

Uma outra deputada, também democrata pela Estado da Florida, Anna Eskamani, deputada, questionou o governador de seu estado, Ron de Santis, para perguntar "por que razão está a dar refúgio a Jair Bolsonaro na Flórida? Será porque apoia os regimes fascistas de extrema direita que invadem capitólios?", pergunta no Twitter.

Depois de centenas de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro terem este domingo invadido e vandalizado o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, sedes dos poderes legislativo, executivo e judicial (três poderes), o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva decretou a intervenção federal em Brasília.

Entretanto, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que estará instalado numa propriedade de Donald Trump, em Orlando, na Florida, demarcou-se das invasões de edifícios públicos em Brasília feitas pelos seus apoiantes e repudiou as acusações de ter estimulado os ataques.

Com a desmobilização do acampamento de apoiantes de Jair Bolsonaro junto ao Quartel General do Exército, com o apoio de quase mil militares do Exército brasileiro têm sido feitas inúmeras detenções.

De acordo com a imprensa brasileira que cita o Ministério da Justiça, já terão sido detidas cerca de 1.200 pessoas pela Polícia Federal.

Recorde-se que os apoiantes do ex-presidente brasileiro estavam acampados há mais de 60 dias em frente à sede do Exército, onde pediram diariamente por uma intervenção militar que travasse ou restringisse a presidência de Lula da Silva, alegando teorias da conspiração sobre uma suposta fraude eleitoral.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Toni
    09 jan, 2023 Portugal 15:10
    Os que pedem a extradição são conhecidos pelas suas atitudes comunistas/fascistas . A jornalista que lhes dá voz, ignorando o “outro lado” mostra não ser jornalista, mas uma ativista
  • Toni
    09 jan, 2023 Porto 15:05
    Os que pedem a extradição são conhecidos pelas suas atitudes comunistas/fascistas . Querem vergar todos os que pensam diferente.

Destaques V+