Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lula da Silva promete punir militares envolvidos na invasão em Brasília

19 jan, 2023 - 05:45 • Redação com Lusa

O Presidente brasileiro aponta ainda falhas às forças de segurança por não terem advertido antecipadamente que haveria uma ameaça de ataque às sedes governamentais.

A+ / A-

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, afirmou que os militares que participaram nos ataques às sedes dos três poderes em Brasília "serão punidos", numa entrevista à Globonews.

"Todos que a gente descobrir que participaram dos atos serão punidos. Terão que ser afastados das suas funções e vão responder perante a lei", frisou Lula da Silva, em entrevista à Globonews.

"O soldado, o coronel, o sargento, o tenente, o general, ele tem direito de voto, ele tem direito de escolher quem ele quiser para votar. Agora, como ele é um cargo de carreira, ele defende o estado brasileiro. Ele não é Exército do Lula, ele não é do Bolsonaro, não foi do Collor, não foi do Fernando Henrique Cardoso", afirmou o Presidente do Brasil.

O presidente brasileiro teceu ainda duras críticas as ações de inteligência das forças de segurança na sequência dos ataques de 08 de Janeiro por apoiantes radicais à sede dos três ramos do governo.

"Aqui não temos informações do exército, da polícia, da marinha... nenhuma das informações foi útil", disse Lula durante uma entrevista

Segundo o Presidente brasileiro, nenhuma das forças de segurança advertiu antecipadamente que haveria uma ameaça de ataque nesse domingo.

"E depois descubro que [a manifestação] tinha sido convocada há mais de uma semana nas redes sociais", disse.

Lula disse que se soubesse que centenas de pessoas tinham chegado a Brasília na sexta-feira anterior aos ataques não teria viajado".

No dia dos ataques ao edifício do Congresso, ao Supremo Tribunal e à Presidência, Lula não estava em Brasília, pois tinha viajado para o interior de São Paulo para visitar a cidade de Araraquara, afetada pelas inundações causadas pelas fortes chuvas no início do ano.

Na entrevista, o Presidente brasileiro insistiu que todos aqueles que participaram "devem ser condenados", pois caso contrário "a democracia não pode ser garantida".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Timbo Caspite
    19 jan, 2023 Lisboa 11:04
    Lula é um bandido. Está mais que evidente que este crápula está envolvido nesta invasão, pois dispensou a guarda, além de outras medidas para facilitar esta ação miliciana esquerdista de araque.

Destaques V+