Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo: Lula deu sinais de "visão multilateral" e "protagonismo internacional"

02 jan, 2023 - 00:46 • Lusa

Em declarações aos jornalistas, num hotel de Brasília, após a cerimónia de posse, no domingo, em que esteve presente, Marcelo Rebelo de Sousa comentou os dois discursos de Lula da Silva, nos quais viu "sinais de novidade".

A+ / A-

O chefe de Estado português considera que o recém-empossado Presidente do Brasil, Lula da Silva, deu sinais de uma "visão multilateral" e "protagonismo internacional" que contrastam com a administração de Jair Bolsonaro.

Em declarações aos jornalistas, num hotel de Brasília, após a cerimónia de posse, no domingo, em que esteve presente, Marcelo Rebelo de Sousa comentou os dois discursos de Lula da Silva, nos quais viu "sinais de novidade".

No seu entender, em termos de política externa, a mensagem de Lula "tem muito de novo, porque é uma visão multilateral do Brasil, é uma visão de intervenção no mundo, é uma visão não defensiva, mas ofensiva no bom sentido do termo, de protagonismo internacional".

"Tudo analisado, são sinais, para quem vê de fora e tem a experiência de duas posses em dois mandatos diferentes, tem o significado de uma visão muito diversa, se quiserem muito contrastante [com a administração anterior]", considerou Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo o Presidente português, Lula "dá muito relevo ao regresso do Brasil ao mundo".

"Nessa medida, o que o Presidente Steinmeier alemão diz é aquilo que qualquer dos chefes de Estado ali presentes poderia dizer -- confirmando, aliás, as expectativas que havia em relação ao Presidente Lula", sustentou.

Marcelo Rebelo de Sousa referia-se à afirmação do Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, de que com a posse de Lula se abriu uma "nova era política" no Brasil.

O Presidente português realçou que Lula da Silva falou no "regresso a organizações latino-americanas" e em "aposta em matéria ambiental" e que destacou "os Estados Unidos da América e China".

"Não seria de estranhar que Argentina, Estados Unidos e China sejam possíveis destinos privilegiados na intervenção diplomática do Presidente Lula nesta fase intensa de vida internacional", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+