Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OMS

Covid-19. 2023 será o ano do fim oficial da emergência de saúde pública

04 jan, 2023 - 14:52 • Cristina Nascimento

Diretor-geral da OMS alerta que o vírus continua a ser “perigoso para a nossa saúde, economia e sociedade” e, que todas as semanas, aproximadamente 10 mil pessoas morrem de Covid-19. "Os números verdadeiros são provavavelmente muito maiores."

A+ / A-

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que 2023 será o ano do fim da emergência de saúde pública.

“Covid-19 ainda vai ser, sem dúvida, um grande tópico de discussão, mas eu acredito e espero que, com os esforços certos, este será o ano em que a emergência de saúde pública vai terminar oficialmente”, disse o diretor-geral da OMS.

Tedros Adhanom referiu ainda que a OMS está a vigiar uma subvariante da Ómicron que já foi identificada em mais de 25 países.

O diretor-geral da OMS diz ser "compreensível" que alguns países estejam a tomar medidas específicas para quem viaja da China.

Apesar de algum otimismo, Tedros lembra que há “desigualdades no acesso aos testes, tratamento e vacinação” e que, de forma geral, o vírus continua a ser “perigoso para a nossa saúde, economia e sociedade”.

"Que nós saibamos, todas as semanas, aproximadamente 10 mil pessoas morrem de Covid-19. Os números verdadeiros são provavavelmente muito maiores", acrescentou. A nova subvariante da Ómicron, a XBB.1.5, foi encontrada e com gravidade clínica em Singapura e na Índia, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde.

A Covid-19 é uma doença respiratória infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado há três anos na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, tendo assumido várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

A doença é uma emergência de saúde pública internacional desde 30 de janeiro de 2020 e uma pandemia desde 11 de março de 2020.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Renato Lopes
    05 jan, 2023 Belo Horizonte 09:50
    A com certeza !! Pede pra ele explicar o roubo de 296 BILHÕES de uma estatatal !!!!!!! Também quero escola, saúde!!!!!!! BANDIDO !!!!!!!!!!!!! Não teve um que não foi algemado ! Quadrilha !!!! Botaaaaaa seu dinheirinho suado !!! Lulaaaa vai fazer o joinhaaaa !!!!!

Destaques V+