Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelensky pede mais veículos blindados

05 jan, 2023 - 03:29 • Lusa

O presidente da Ucrânia diz não ver razões que justifiquem o atraso no envio dos tanques por parte dos países do Ocidente e pede aos aliados que sigam o exemplo da França.

A+ / A-

O Presidente ucraniano instou outros países europeus a seguirem o exemplo de França, que vai enviar para a Ucrânia veículos blindados ligeiros, defendendo que a melhoria das capacidades defensivas podem “acelerar a derrota do Estado terrorista”.

“A França elevou o apoio de defesa europeu à Ucrânia a um novo nível, e agradeço ao Presidente Macron por essa liderança. Receberemos mais veículos blindados e, em particular, tanques com rodas de produção francesa”, sublinhou Volodymyr Zelensky no seu habitual discurso noturno diário dirigido à nação.

Para o chefe de Estado ucraniano, o material militar enviado pela França “envia um sinal claro” aos restantes parceiros: “não há razão racional para que a Ucrânia ainda não tenha sido abastecida com tanques do tipo ocidental”.

“É muito importante para restaurar a segurança de todos os ucranianos e a paz de todos os europeus. (…) Devemos pôr fim à agressão russa exatamente este ano e não adiar nenhuma das capacidades defensivas que podem acelerar a derrota do estado terrorista”, destacou Zelensky.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou hoje ao seu homólogo ucraniano, que o seu país enviará à Ucrânia veículos blindados ligeiros, confirmaram fontes do Eliseu citadas pela agência noticiosa AFP.

Os pormenores sobre o envio deste tipo de veículo não foram revelados oficialmente, mas a presidência francesa deverá ainda emitir um comunicado com mais detalhes.

No entanto, os ‘media’ locais indicaram tratar-se de veículos blindados de rodas tipo AMX-10 RC.

Em 31 de dezembro, no seu tradicional discurso de final de ano ao país, Macron prometeu à Ucrânia que a França e a Europa estariam ao seu lado também em 2023.

Nos últimos meses de 2022, a França forneceu à Ucrânia sistemas de defesa antiaérea, incluindo radares e mísseis.

Paris também impulsionou iniciativas como o acolhimento de 2.000 soldados ucranianos que receberam formação e a organização de uma conferência internacional solidária com o objetivo de recolher ajuda destinada à população ucraniana durante o presente inverno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+