Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

“Vice” de Bolsonaro critica poderes que contribuíram para “clima de caos”

01 jan, 2023 - 01:05 • Ricardo Vieira

Hamilton Mourão alerta para “desmandos” que podem ameaçar a democracia, na contagem decrescente para a tomada de posse de Lula da Silva.

A+ / A-

O vice-presidente do Brasil fez uma declaração ao país antes da tomada de posse de Lula da Silva cheia de recados em várias direções. Hamilton Mourão alerta para “desmandos” que podem ameaçar a democracia.

Com Jair Bolsonaro nos Estados Unidos, Hamilton Mourão passou a liderar o governo até à chegada de Lula da Silva ao Palácio da Alvorada, que vai acontecer este domingo, 1 de janeiro.

No discurso divulgado na última noite, o general na reserva criticou os poderes que, através do “silêncio” e do “protagonismo inoportuno e que destrói”, contribuíram para um “clima de caos” nas últimas eleições presidenciais e depois.

“Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e desagregação social e, de forma irresponsável, deixaram com que as Forças Armadas, de todos os brasileiros, pagassem a conta, para alguns por inação e por outros por fomentar um pretenso golpe”, disse Hamilton Mourão.

Para o vice-presidente de Bolsonaro, a democracia brasileira foi “vilipendiada e sabotada por representantes dos três Poderes da República pouco identificados com o desafio da promoção do bem comum”.

Preocupado com a “falta de confiança, de camadas significativas da sociedade, nas principais instituições públicas”, o militar defende a importância da alternância de poder.

Após umas eleições que mostraram um país dividido, Hamilton Mourão deixou um aviso a Lula da Silva: “Aos que farão oposição ao governo que entra, cumprirá a missão de opor-se a desmandos, desvios de conduta e a toda e qualquer tentativa de abandono do perfil democrático e plural, duramente conquistado por todos os cidadãos. Buscando-se a redução das desigualdades por meio da educação isenta e eficaz, criando oportunidades iguais a todos os brasileiros”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+