Tempo
|
A+ / A-

Polícia impede protesto pelo clima em concerto da Orquestra Filarmónica de Viena

01 jan, 2023 - 15:34 • Redação

Organização ativista pretendia fazer soar o alarme de incêndio durante um dos concertos com mais notoriedade à escala global.

A+ / A-

A Polícia de Viena impediu que um grupo de ativistas fizesse soar o alarme de incêndio durante o concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmónica de Viena.

O anúncio foi feito pela própria organização ativista, a "Letzte Generation", uma aliança pela proteção do ambiente na Alemanha e na Áustria com o "objetivo de usar a desobediência civil para forçar medidas dos governos", segundo o site oficial.

A organização já realizou vários protestos disruptivos como ataques a obras de arte em museus e colarem-se ao chão em estradas, com o objetivo de parar o trânsito.

O concerto de passagem de ano da Filarmónica de Viena acontece todos os anos desde 1939 nos dias 30 e 31 de dezembro, para além do dia 1 de janeiro, que é habitualmente transmitido para todo o mundo e, por isso, com notoriedade global.

Os ativistas explicam que "os gases de efeito de estufa têm de descer rapidamente nos próximos dois anos". "Estamos a caminhar para catástrofes numa dimensão inimaginável. Mais dois anos de monotorização e detenção de pessoas desesperadas até que o colapso das nossas vidas seja irreversível".

A Orquestra Filarmónica de Viena, constituída por 89 músicos, vai estar em Portugal em 2023. O concerto faz parte das celebrações do 85.º aniversário da Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+