Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Putin convida Xi Jinping a visitar Rússia

31 dez, 2022 - 22:02 • Olímpia Mairos , com Reuters

Numa conversa através de videochamada, os dois líderes prometeram aprofundar a cooperação bilateral.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, convidou o homólogo chinês, Xi Jinping, a visitar Moscovo no próximo ano. O convite surgiu durante uma videochamada, com a duração de oito minutos, onde os dois líderes prometeram aprofundar a cooperação bilateral.

“Esperamo-lo, caro Presidente, querido amigo, na próxima primavera para uma visita de estado a Moscovo”, disse Putin.

O Presidente chinês não respondeu ao convite do seu homólogo, afirmando apenas que a China está pronta para “aumentar a cooperação estratégica com a Rússia”.

Na conversa, o líder russo ressaltou a comunicação bilateral que ocorreu em vários níveis em 2022, dizendo que as relações Rússia-China são “as melhores da história”.

“Resistem dignamente a todos os testes, demonstram maturidade e estabilidade e continuam a expandir-se dinamicamente”, disse, acrescentando, sem mencionar a guerra na Ucrânia, que partilha com Xi Jinping as mesmas visões sobre a transformação geopolítica do cenário global.

“No contexto de pressões e provocações sem precedentes do Ocidente, estamos a defender as nossas posições de princípio”, assinalou.

Por sua vez, o chefe de Estado chinês disse que Pequim e Moscovo devem coordenar e cooperar nos assuntos externos, enfatizando a disposição russa para envolver-se em negociações sobre a guerra na Ucrânia.

Já sobre o conflito, Xi Jinping garantiu que o país vai manter uma posição “objetiva e justa”, assinalado que o caminho para as negociações de paz “não será suave”.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+