Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lavrov diz que ou a Ucrânia aceita as propostas de Moscovo “ou o exército russo trata desta questão”

27 dez, 2022 - 06:57 • Redação

O chefe da diplomacia russa alega que Kiev está bem ciente das propostas de Moscovo para acabar com o conflito e que passam pela “desmilitarização" e "desnazificação" da Ucrânia.

A+ / A-

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, acusa a Ucrânia de rejeitar negociações para pôr fim ao conflito militar e desafia o governo de Kiev a aceitar a sua proposta de paz "amigavelmente", caso contrário, garante que “o exército russo tratará desta questão".

Em entrevista à agência de notícias TASS, Sergei Lavov defende que as propostas de Moscovo com vista a um acordo são bem conhecidas por Kiev, e que a Ucrânia “deve cumpri-las para seu próprio bem”.

“As nossas propostas para desmilitarização e desnazificação dos territórios controlados pelo regime, a eliminação das ameaças à segurança da Rússia que emanam de lá, incluindo os nossos novos territórios, são bem conhecidas do inimigo", refere Lavrov

Em setembro passado, Moscovo proclamou a anexação de quatro províncias da Ucrânia - Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson - depois de realizar referendos locais que vieram a ser considerados “falsos e ilegais” por Kiev e seus aliados.

Nesta mesma entrevista à TASS, o chefe da diplomacia russa acusa os Estados Unidos e países membros da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte) de quererem obter de uma vitória no campo de batalha para destruir a Rússia.

"Os nossos adversários farão qualquer coisa para atingir esse objetivo”, refere, ao mesmo tempo que acrescenta: “As ações do Ocidente coletivo e do seu fantoche Zelensky confirmam a natureza global da crise ucraniana. Não é segredo que o objetivo estratégico dos EUA e seus aliados da NATO é obter uma vitória sobre a Rússia no campo de batalha, como uma forma de enfraquecer ou mesmo destruir o nosso país".

“Ocidente aumenta o risco de choque direto entre potências nucleares”, acusa Lavrov

De acordo com o chefe da diplomacia russa, o curso político do ocidente, “que visa a contenção total da Rússia”, faz aumentar os riscos de um confronto armado direto entre potências nucleares.

“O ocidente está constantemente a exagerar com especulações irresponsáveis de que a Rússia está supostamente prestes a usar armas nucleares contra a Ucrânia, quando estamos a falar de assuntos absolutamente diferentes”, sustenta.

As declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia são conhecidas depois de o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, ter anunciado a intenção de realizar uma cimeira da paz, até final de fevereiro.

“Por um lado, não permitir que a Rússia manipule a questão da paz porque eles dizem muitas vezes que estão dispostos a negociar, o que não é verdade. Tudo o que fazem no campo de batalha prova o contrário. Eles não querem a paz”, afirmou em entrevista à agência Associated Press.

Dmytro Kuleba defende que a mediação deverá ficar a cargo do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres. “Já provou ser um mediador eficaz e um negociador eficaz. Mais importante ainda, é um homem de princípios e integridade. Por isso, vemos com bons olhos a sua participação ativa”, declara.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia entende que as Nações Unidas serão o melhor palco para a realização dessa cimeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Peñascoso
    28 dez, 2022 Fátima livre 21:52
    Bandidos da pior espécie que devem ser tratados como bandidos!
  • Querias, Múmia
    28 dez, 2022 Há quem te cobice as vidraças 12:13
    O exército russo está há 10 meses a "tratar" desta questão e até agora, apesar de alguns ganhos territoriais iniciais, que até está a perder agora, não parece capaz de "resolver" o caso. E quando as armas Ocidentais chegarem em força e o exército ucraniano completar a transição para os sistemas Ocidentais, é mais provável a Ucrânia resolver o "problema russo", que o contrário
  • Vais perder, Putin
    27 dez, 2022 A Ucrânia vai arrumar contigo 18:28
    As palavras de Lavrov só serviram para por ponto final nas verdadeiras intenções russas ao falar em conversações de "Paz": rendição incondicional da Ucrânia. Infelizmente para a Rússia, nem Zelensky, nem o Povo ucraniano, nem o exército ucraniano, estão para aí virados. Então, com a quantidade de armamento e munições já fornecidos e a fornecer pelo Ocidente, a juntar ao treino dos soldados ucranianos, a Ucrânia está em vias de vir a ter um dos mais poderosos exércitos da Europa. E depois de termos visto a ineficácia do ex-rolo compressor russo e a incompetência dos seus generais, essa ofensiva russa para matar Zelensky e ocupar Kiev, arrisca ser um fracasso ainda maior que o anterior.
  • Desabafo Assim
    27 dez, 2022 Porto 13:03
    Ir para a mesa das negociações sem levar cedência alguma não vale a pena o esforço, só pelos jantares, de resto esperem sentados. quantos metros quadrados de chão vale a vida de um ser humano? Complicado! Segundo Salomão nenhuma das mães quer saber da criança, ambos a retalham repetidamente, querem outras coisas.
  • Cidadao
    27 dez, 2022 Lisboa 11:23
    A conversa de Lavrov está mais que conhecida: exigência de uma rendição incondicional da Ucrânia, embrulhadinha em farsas negociais não pela Paz, mas pela "Paz que convém a Moscovo", e pelo caminho vêm as ameaças habituais que de tão repetidas, já perderam o efeito, e poucas pessoas assustam, antes pelo contrário: se é verdade que "nas costas dos outros, vemos as nossas" está bem de ver o que aconteceria à Europa se a Rússia fosse bem sucedida na Ucrânia. Éramos os próximos. Putin ou a quadrilha que gravita em torno dele, ainda estão convencidos que conseguem tomar Kiev, matar Zelensky, colocar um fantoche como Lukaschenko no Poder, e que o Povo e o Exército ucranianos vão assistir a isto de braços cruzados. Está visto que Moscovo vai avançar com nova investida quando chegar o bom tempo ou até antes. A Ucrânia com o apoio do Ocidente, tem de destruir essa investida e recuperar território. Putin só partirá para negociações com um mínimo de verdade, quando perceber definitivamente que a Ucrânia está fora de alcance e a Rússia nada conseguirá com armas.
  • Arrasem com a Rússia
    27 dez, 2022 Desfaçam-nos 09:20
    Nada de novo: as ditas "propostas de Paz" vindas da Rússia são tão somente uma rendição incondicional da Ucrânia, a que Lavrov cara-de-pau, acrescenta o pacote de ameaças habituais, não esquecendo a tentativa de assustar a Opinião Pública europeia, com o fantasma da Guerra Nuclear - como se o Ocidente também não tivesse armas nucleares apontadas à Rússia, e ainda houvesse alguém cá no Ocidente que se assuste com bravatas que não vão acontecer. Pelo menos isto tem o condão de dissipar dúvidas - se é que ainda existiam - sobre as verdadeiras intenções da Rússia. É a Ucrânia desfazer a nova ofensiva que Moscovo está a preparar e depois logo se verá, que por aqui ... nada a fazer, a não ser combater.

Destaques V+