Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pelo menos 11 agentes da polícia feridos em confrontos após ataque contra curdos em Paris

23 dez, 2022 - 15:59 • Redação

Há relatos de barricadas e caixotes do lixo incendiados ao redor do local do ataque desta manhã, que fez pelo menos três mortos.

A+ / A-
Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters
Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters
Foto: Teresa Suarez/EPA
Foto: Teresa Suarez/EPA

Manifestantes curdos e a polícia entraram esta sexta-feira em confrontos no centro de Paris, na sequência de um aparente crime de ódio contra a comunidade curda na capital francesa.

Há já pelo menos 11 agentes da polícia feridos na sequência dos confrontos, adianta o jornalista do "Le Monde" no local.

Há relatos de barricadas e caixotes do lixo incendiados ao redor do local do ataque. Imagens partilhadas nas redes sociais mostram um cenário de caos nas ruas do 10.º bairro, onde ocorreu o tiroteio desta manhã.

De visita ao local, antes do eclodir dos protestos, o ministro francês da Administração Interna, Gerald Darmanin, assegurou aos jornalistas que as autoridades policiais receberam ordens para reforçar a proteção de comunidades curdas em toda a França.

O ataque a tiro desta manhã provocou pelo menos três mortos e três feridos, um deles em estado grave.

Darmanin adiantou que o cidadão francês de 69 anos que foi detido no local parece ter agido sozinho mas que as suas motivações ainda não são conhecidas.

O tiroteio teve lugar no 10.º bairro de Paris, perto de um centro comunitário curdo.

O alegado atacante tinha acabado de ser libertado após um ano em prisão preventiva na sequência de um ataque a um campo de migrantes num outro bairro de Paris, adianta o "Le Monde".

A procuradoria já admitiu que o ataque está a ser investigado como potencial crime de ódio.

[atualizado às 16h25]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+