Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Netanyahu anuncia formação de novo Governo em Israel

22 dez, 2022 - 03:42 • Lusa

O anúncio surge após semanas de negociações difíceis com os parceiros de coligação, que ainda precisam finalizar acordos de partilha de poder com o Likud.

A+ / A-

O primeiro-ministro israelita designado, Benjamin Netanyahu, anunciou quarta-feira que formou com sucesso uma nova coligação, preparando-se para regressar ao poder como chefe do Governo mais à direita de sempre de Israel.

Netanyahu fez o anúncio num telefonema ao Presidente israelita, Isaac Herzog, pouco antes do prazo da meia-noite. O seu partido Likud divulgou um breve vídeo de Netanyahu a sorrir e uma gravação da conversa.

"Queria anunciar que, graças ao incrível apoio público que tivemos nas eleições, consegui formar um governo que vai cuidar de todos os israelitas", disse o primeiro-ministro designando.

A formação ocorreu após semanas de negociações difíceis com os seus parceiros -- que ainda precisam finalizar seus acordos de partilha de poder com o Likud.

No entanto, Netanyahu disse que pretende concluir o processo "o mais rápido possível na próxima semana".

A data para a tomada de posse ainda não foi anunciada.

Nas eleições legislativas de 01 de novembro, Netanyahu e os seus aliados conquistaram a maioria de 64 assentos parlamentares de 120 possíveis. Na ocasião havia prometido formar uma coligação rapidamente.

Mas esse processo acabou por ser mais complicado do que o previsto, em parte, porque os seus parceiros ultraortodoxos e de extrema-direita exigiam garantias firmes sobre o seu projeto de governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+