Tempo
|
A+ / A-

G7 insta Bielorrússia a parar apoio a Moscovo e ameaça com sanções

22 dez, 2022 - 22:39 • Lusa

Os chanceleres do G7 prometeram ainda "melhorar e coordenar estreitamente os esforços para corresponder às necessidades urgentes da Ucrânia por equipamentos militares e de defesa, especialmente de defesa aérea".

A+ / A-

O G7 exortou esta quinta-feira as autoridades bielorrussas a terminarem o apoio à invasão russa da Ucrânia e ameaçaram Minsk com sanções, caso continue a permitir que as Forças Armadas russas utilizem o seu território no contexto da guerra.

"Qualquer outra participação ativa na guerra de agressão ilegal da Rússia seria contrária à vontade e às aspirações do povo bielorrusso. Se as autoridades bielorrussas envolverem a Bielorrússia mais diretamente na guerra da Rússia, o G7 imporá custos adicionais esmagadores ao regime", sublinharam os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7, o conjunto dos sete países mais ricos do mundo, em comunicado.

Os chanceleres do G7 prometeram ainda "melhorar e coordenar estreitamente os esforços para corresponder às necessidades urgentes da Ucrânia por equipamentos militares e de defesa, especialmente de defesa aérea".

O G7 é formado pelos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Canadá, Reino Unido, França e Itália.

Também os ministros das Finanças do G7, que se reuniram esta quinta-feira pela última vez antes do final do ano, reafirmaram o seu compromisso com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no sentido de prestar ajuda económica a Kiev no quadro da "guerra de agressão".

"Reafirmamos que com as nossas sanções não visamos alimentos. Permitimos explicitamente o livre fluxo de produtos agrícolas e fazemos todo o possível para minimizar o possível impacto negativo e efeito indireto em países terceiros", destaca ainda o G7 no comunicado.

Os países mais industrializados sublinharam ainda que, em conjunto com a comunidade internacional, mostraram "unidade, criatividade e força" para atender às "necessidades humanitárias, materiais e financeiras urgentes da Ucrânia".

"Até 2022, mobilizamos 32,7 mil milhões de dólares (cerca de 30,9 mil milhões de euros) em apoio orçamental para ajudar a Ucrânia a diminuir o seu défice de financiamento para este ano. Este valor total foi desembolsado ou está em processo de desembolso", sublinharam.

O G7 salientou ainda que até 2023 asseguraram 32 mil milhões de dólares (cerca de 30,2 mil milhões de euros) em apoio a Kiev, um montante que inclui 18 mil milhões de dólares (cerca de 17 mil milhões de euros) da União Europeia, juntamente com uma doação dos Estados-membros para cobrir os custos.

Este é um complemento ao último pacote de apoio aprovada pelo executivo de Joe Biden, que pode ser aprovado pelo Congresso norte-americano esta semana, bem como o desembolso "iminente" de 500 milhões de dólares (cerca de 472 milhões de euros) em empréstimos adicionais do Banco Mundial garantidos pelo Reino Unido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+