A+ / A-

Terminou o braço de ferro entre a Amazon e a UE

20 dez, 2022 - 17:52 • Sandra Afonso

Há acordo após uma disputa que durou três anos.

A+ / A-

A Amazon e a União Europeia (UE) chegaram finalmente a acordo sobre as regras da concorrência, o que deverá servir de modelo para uma nova lei de Mercados Digitais, que limite o poder das grandes tecnológicas.

Segundo avança o "Financial Times", a Amazon concordou em tratar todos os vendedores de forma igual e dar mais visibilidade aos produtos rivais, na “buy box”, a caixa que direciona os consumidores no site da Amazon diretamente para o carrinho, para finalizar a compra.

O gigante do comércio eletrónico aceitou também permitir o acesso dos consumidores a uma segunda caixa com alternativas, onde os preços e a velocidade de entrega podem ser diferentes.

Os vendedores que usam a Amazon Prime deixam de estar presos ao serviço de entregas do grupo, agora podem escolher qualquer empresa e negociar diretamente os contratos de entrega.

Este acordo com os reguladores ‘antitrust’ (anticoncorrencial) da UE, que visam a concorrência empresarial, fecha duas investigações que já se arrastavam há três anos sobre a Amazon.

Para a Comissária da Concorrência, representa uma vitória da UE. Citada pelo Financial Times, Margrethe Vestager defende que “a Amazon não pode abusar mais do seu duplo papel e terá que mudar várias práticas de negócios”.

Os compromissos agora assumidos são juridicamente vinculativos e ficam em vigor entre cinco e sete anos.

A Amazon escapou a um processo formal e uma multa de até 10% das receitas globais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+