Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Kiev denuncia grande ataque da artilharia russa contra três cidades

16 dez, 2022 - 08:36 • Lusa

As autoridades ucranianas falam em explosões em Kiev, Krivoy Rog e Kharkiv.

A+ / A-

As autoridades ucranianas disseram que houve esta madrugada explosões em três cidades, acusando a Rússia de ter lançado um "grande ataque com mísseis" contra centrais elétricas e infraestruturas básicas.

Através das redes sociais, as autoridades referem-se a explosões em Kiev, em Krivoy Rog (centro) e em Kharkiv no nordeste do país.

De acordo com as mesmas fontes, os alarmes sonoros de aviso à população foram acionados.

O autarca de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse através do sistema de mensagens Telegram que a cidade está sem abastecimento de energia elétrica.

Os ataques contra infraestruturas de produção e distribuição de energia fazem parte da nova estratégia militar da Rússia, numa altura em que se regista uma baixa significativa das temperaturas da região.

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje um nono pacote de sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia, que inclui medidas restritivas para mais 200 indivíduos e entidades e restrições no acesso das forças russas a drones.

Neste que é o nono pacote de sanções à Rússia e o terceiro negociado pela presidência checa da UE, "deverá ser confirmado amanhã através de procedimento escrito", adianta Praga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ofensas a parte
    16 dez, 2022 Ataquem a Rússia 10:13
    É evidente que a Rússia faz tábua rasa das condenações por atacar estruturas civis, e que não está tão mal em sistemas de misseis como a Secreta ocidental quer fazer crer. Além de aumentar ao máximo o envio de armamento sofisticado para fazer frente a esta ameaça, deve-se acabar com essa proibição ridícula de as armas ocidentais não poderem atacar território russo. Escalada já houve, qual o problema de "ofender" os russos? "Ofendidos" são os Ucranianos diariamente...

Destaques V+