Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Relatório sobre ataque ao Capitólio dos EUA será divulgado a 21 de dezembro

14 dez, 2022 - 23:50 • Lusa

O congressista Bennie Thompson, líder dessa comissão, no entanto, não indicou quem poderá ser indiciado como responsável pela invasão do Congresso norte-americano.

A+ / A-

O relatório final da comissão de inquérito sobre o ataque ao Capitólio norte-americano será divulgado em 21 de dezembro, após uma última reunião pública no dia 19, anunciaram fontes oficiais.

É durante esta reunião que o grupo de congressistas que investiga a responsabilidade do ex-presidente Donald Trump no ataque ao Capitólio -- levado a cabo há dois anos - decidirá sobre uma eventual remissão ao Departamento de Justiça, para acusação de responsáveis.

O congressista Bennie Thompson, líder dessa comissão, no entanto, não indicou quem poderá ser indiciado.

A 6 de janeiro de 2021, convocados por Donald Trump, milhares de norte-americanos dirigiram-se a Washington para protestar contra o resultado da eleição presidencial, que deu a vitória a Joe Biden.

Os invasores atacaram o Capitólio de forma caótica, depois de incitados num comício de Trump nas proximidades.

O ex-presidente Republicano, que havia instado os seus apoiantes a não aceitarem o resultado eleitoral, foi imediatamente alvo de um processo de 'impeachment' no Congresso, mas foi absolvido graças aos senadores do seu partido.

A decisão de acusá-lo caberá ao procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, que em meados de novembro nomeou um procurador especial para investigar Donald Trump de forma independente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+