Tempo
|
A+ / A-

Parlamento Europeu entrega Prémio Sakharov ao povo ucraniano

14 dez, 2022 - 05:35 • Lusa

Está prevista a intervenção por videoconferência do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

A+ / A-

O Parlamento Europeu entrega esta quarta-feira o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento ao povo ucraniano pela sua resistência à invasão lançada pela Rússia em 24 de fevereiro deste ano.

Numa cerimónia em Estrasburgo, França, a distinção será atribuída a quatro representantes do povo ucraniano: Yarosalv Bozkho, do Movimento de Resistência Fita Amarela, Oleksandra Matviychuk, fundadora do Centro de Liberdades Civis da Ucrânia, Ivan Fedorov, presidente eleito da câmara de Melitopol (sul), e Yulia Paievska, conhecida internacionalmente por ter fundado o serviço voluntário de ambulâncias “Taira’s Angels”.

Na mesma cerimónia, está prevista a intervenção por videoconferência do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Na véspera da cerimónia, num seminário também realizado em Estrasburgo, os representantes ucranianos insistiram que a luta do povo da Ucrânia não é por território, mas sim pela liberdade e pelos valores democráticos da Europa.

O Parlamento Europeu atribui anualmente, desde 1988, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento a indivíduos ou organizações que se destacam pela sua contribuição para a defesa dos direitos humanos e da democracia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+