Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU expulsa Irão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher

14 dez, 2022 - 19:59 • Rosário Silva

A resolução das Nações Unidas aprovada esta quarta-feira tem efeitos imediatos.

A+ / A-

A violação dos direitos das jovens e mulheres e as proibições impostas à liberdade de expressão visíveis nos protestos recentes, levaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a expulsar do Irão da sua Comissão sobre o Estatuto da Mulher.

A medida foi proposta pelos Estados Unidos da América EUA) e a decisão conhecida esta quarta-feira, obteve 29 votos favoráveis, oito contra e 16 abstenções.

Os membros do Conselho Económico e Social das Nações Unidas adotaram uma resolução redigida pelos EUA para "retirar, com efeito imediato, a República Islâmica do Irão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher para o resto do seu mandato de 2022-2026".

A anteceder a votação, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, considerar que expulsar o Irão era a decisão acertada, descrevendo a adesão de Teerão como uma "hedionda nódoa na credibilidade da comissão".

Na reação, de acordo com as agências internacionais, o embaixador iraniano, Amir Saeid Iravani, classificou a investida dos americanos

Como sendo “ilegal” e acusou o país de Joe Biden de estar a perpetrar um ato de vandalismo contra o regime do Irão.

A Comissão sobre o Estatuto da Mulher das Nações Unidas conta com 45 membros, reúne anualmente em março e foi criada com a finalidade de promover a igualdade de género e a promoção da autonomia das mulheres.

Recorde-se que no inicio da semana, o Irão enforcou um homem em público, naquela que foi a segunda execução em menos de uma semana, de pessoas envolvidas em protestos contra o regime opressivo iraniano.

As manifestações começaram há três meses, depois da morte da jovem curda iraniana, Mahsa Amini, presa pela polícia de moralidade que aplicava as leis do código de vestuário obrigatório naquele país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+