Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Protestos anti-regime. Família de Ali Daei intercetada à saída do Irão

27 dez, 2022 - 11:00 • Redação

Antigo internacional iraniano, segundo melhor marcador de sempre por seleções, é defensor dos direitos das mulheres e tem criticado a ação do governo contra os protestos no Irão.

A+ / A-

A família de Ali Daei, segundo melhor marcador de sempre por seleções masculinas, foi impedida de deixar o Irão, quanto iam juntar-se em férias ao antigo avançado, que tem vocalizado protestos contra o regime.

O avião em que seguiam a mulher e a filha do antigo internacional iraniano, com destino ao Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi intercetado e obrigado a aterrar na ilha de Kish. Os órgãos oficiais do Estado confirmaram que a família de Ali Daei fora proibida de deixar o Irão devido à sua "associação" com grupos antigovernamentais.

As duas mulheres foram obrigadas a descer do avião, mas "não foram detidas", segundo Daei, citado pela agência ISNA. O antigo avançado diz que não lhe foram oferecidas quaisquer explicações pelo sucedido.

Daei é um dos atuais e antigos atletas que se juntaram aos protestos catalisados pela morte, a 16 de setembro, de Mahsa Amini, jovem iraniana curda, de 22 anos, detida três dias antes pela "polícia da moral" por violar o rigoroso código de vestuário da República Islâmica.

Ali Daei partilhou uma publicação do movimento "Libertem o cabelo" e mostrou apoio às mulheres iranianas nas redes sociais. "Estarei sempre do vosso lado", escreveu o ex-jogador, que tem antecedentes de críticas ao governo e é apoiante da presença de mulheres nos estádios.

No início de dezembro, a joalharia e o restaurante de Ali Daei foram encerrados pelas autoridades. Também chegou a ter o passaporte confiscado quando visitou o Irão, ainda que apenas por alguns dias.

Ali Daei é o segundo melhor marcador de sempre por seleções masculinas, com 109 golos em 149 jogos pelo Irão. Recorde batido pelo português Cristiano Ronaldo: 118 golos em 196 internacionalizações.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+