Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido

Moeda com imagem do Rei Carlos III começa a circular em 2024

27 set, 2022 - 10:36 • Olímpia Mairos , com agências

Para “minimizar o impacto ambiental e financeiro da mudança de monarca”, a imagem de Isabel II só sairá de circulação quando as notas forem “usadas ou danificadas”. Esta terça-feira, foi estreado o monograma do novo monarca.

A+ / A-

A moeda estampada com a imagem do rei Carlos III só vai entrar em circulação em meados de 2024.

Em comunicado, divulgado esta terça-feira, o Banco da Inglaterra anuncia, no entanto, que o retrato do Rei a ser apresentado nas notas bancárias será revelado até ao final deste ano.

O monarca aparecerá em quatro notas bancárias - as notas - de 5, 10, 20 e 50 libras e não haverá outras alterações além da substituição da imagem da Rainha Isabel II pela do Rei Carlos III, de acordo com a declaração do banco.

A atualização de moedas e notas não será repentina e, por isso, a imagem da Rainha não desaparecerá da moeda da noite para o dia.

De acordo com a orientação da família real para “minimizar o impacto ambiental e financeiro da mudança de monarca”, a imagem de Isabel II só sairá de circulação quando as notas forem “usadas ou danificadas”, disse o banco.

As novas notas com a imagem do Rei Carlos III serão feitas para “substituir as notas bancárias gastas e atender a qualquer aumento geral na procura por notas bancárias”.

Uma transição semelhante ocorrerá com as moedas britânicas com a Rainha. De acordo com a Casa da Moeda Real, o processo de produção e colocação em moedas de circulação com o retrato do Rei Carlos levará, pelo menos, vários meses.

Atualmente existem quase 30 mil milhões de moedas com o rosto da Ranha Isabel II e mais de quatro mil milhões de notas que devem ser substituídas com a ascensão do novo monarca.

“Isso significa que a cunhagem do Rei Carlos III e da Rainha Isabel II co-circulará no Reino Unido por muitos anos”, disse Anne Jessopp, chefe executiva da Casa da Moeda Real.

Monograma estreado esta terça-feira

O novo selo real será usado pela primeira vez na correspondência posto de correios situado no palácio, por onde passam anualmente cerca de 200 mil cartas, postais e outro tipo de ofícios.

O desenho foi escolhido pelo próprio chefe de Estado entre vários desenhos que lhe foram apresentados pelo Colégio de Armas, que é responsável pela heráldica no Reino Unido desde 1484, explica um comunicado.

O monograma é composto pelo C do nome e o R de Rex – latim para rei e será gradualmente gravado em botões de uniformes, fardas militares, caixas de correio, passaportes e outros documentos e dísticos oficiais.

A apresentação do monograma e anúncio sobre notas coincide com o fim, esta terça-feira, do período de luto oficial da família real, que durou sete dias para além do funeral da Rainha Isabel II em 19 de setembro.

Os membros da família real vão voltar a participar em eventos públicos e as bandeiras, até agora a meia-haste, serão içadas nas residências reais.

Isabel II morreu em 8 de setembro no Castelo de Balmoral, Escócia, aos 96 anos após 70 de reinado, tendo o filho primogénito assumido o trono com o título de Carlos III.

Um serviço fúnebre com honras de Estado em 19 de setembro na Abadia de Westminster Londres culminou dez dias de cerimónias religiosas, cortejos nas ruas e velórios públicos para homenagear a monarca, que foi sepultada junto da família no Castelo de Windsor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+