Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Envelopes suspeitos na embaixada da Ucrânia em Lisboa não tinham explosivos

05 dez, 2022 - 17:05 • Ricardo Vieira, com Lusa

O trânsito na Avenida das Descobertas, onde se encontram várias embaixadas, esteve cortado. Em Espanha, esta segunda-feira também foram intercetadas mais embalagens com olhos de animais dirigidas a representações diplomáticas da Ucrânia.

A+ / A-

A PSP não encontrou qualquer engenho explosivo nos dois envelopes suspeitos que chegaram hoje à tarde à embaixada da Ucrânia em Lisboa, disse à agência Lusa fonte policial.

A mesma fonte afirmou que “não foram detetados explosivos” na avaliação feita pelo Centro de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo da Unidade Especial de Polícia.

A embaixada da Ucrânia em Lisboa recebeu hoje pelas 15:00 dois envelopes suspeitos, tendo chamado a PSP, a qual enviou para o local meios da Unidade Especial de Polícia.

O trânsito na Avenida das Descobertas, onde se encontram várias embaixadas, continuava às 18:30 cortado e no local estão meios da PSP a garantir perímetro de segurança.

A embaixada da Ucrânia em Lisboa confirmou à Lusa que chamou a Polícia de Segurança Pública depois de ter identificado “correspondência suspeita”.

Na sexta-feira, gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI), Paulo Viseu Pinheiro, anunciou que as autoridades portuguesas reforçaram a proteção da embaixada da Ucrânia em Lisboa e admitem reapreciar o nível de ameaça em Portugal, após cartas armadilhadas terem sido recebidas por entidades em Espanha.

Mais embalagens detetadas em Espanha

A polícia espanhola intercetou mais três embalagens com olhos de animais destinadas a representações diplomáticas da Ucrânia em Espanha.

Os pacotes tinham como destinatário a embaixada em Madrid e os consulados em Barcelona e em Málaga, segundo fontes policiais citadas pela imprensa.

As encomendas com olhos de animais foram intercetadas esta segunda-feira pelos serviços de segurança dos Correios.

As embalagens foram analisadas por peritos e não continham substâncias explosivas.

De acordo com um porta-voz do Governo ucraniano, são já 21 as ameaças recebidas por representações diplomáticas em 12 países.

A 30 de novembro, um homem ficou ferido sem gravidade na embaixada da Ucrânia em Madrid devido à explosão de um artefacto que estava dentro de um envelope. Desde então, já foi revelada pelas autoridades espanholas a existência de mais cinco cartas com explosivos, a última das quais na embaixada do Estados Unidos em solo espanhol.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança do Governo espanhol, Rafael Pérez, os outros envelopes com explosivos intercetados na última semana foram enviados para o primeiro-ministro, a ministra da Defesa, um centro de satélites e uma empresa de armamento.

O envelope enviado ao primeiro-ministro, Pedro Sánchez, foi intercetado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+