Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alzheimer. EUA autorizam medicamento que retarda sintomas

07 jul, 2023 - 09:52 • Lusa

Eficácia de novo medicamento que retarda os sintomas da doença neurodegenerativa foi verificada em ensaio clínico.

A+ / A-

O regulador norte-americano do medicamento (FDA) concluiu na quinta-feira a autorização do uso de um novo medicamento que retarda os sintomas da doença neurodegenerativa de Alzheimer, ao verificar a sua eficácia num ensaio clínico.

O fármaco "lecanemab", que receberá o nome comercial de Leqembi, foi desenvolvido pela farmacêutica japonesa Eisai, em colaboração com a americana Biogen.

Justificando a autorização completa do fármaco, a diretora interina do Departamento de Neurociências do Centro de Avaliação e Investigação de Medicamentos da FDA, Teresa Buracchio, refere, citada em comunicado, que um último ensaio clínico confirmou que o Leqembi "é seguro e eficaz" para doentes de Alzheimer. .

O ensaio clínico, que envolveu 1.800 doentes, demonstrou uma "redução significativa" da deterioração cognitiva, permitindo na quinta-feira a aprovação completa do medicamento depois de uma aprovação preliminar em janeiro, de acordo com a FDA.

O regulador norte-americano admitiu, no comunicado, que o novo medicamento pode gerar efeitos secundários como dor de cabeça ou inflamação e hemorragias no cérebro, que desaparecem com o tempo, mas que, em casos raros, podem ser fatais.

A FDA desaconselha o uso de Leqembi, administrado por via intravenosa, em doentes que tomam medicação anticoagulante, uma vez que aumenta o risco de hemorragias cerebrais.

O medicamento deve ser prescrito a pacientes com degradação ligeira das funções cognitivas e em estádios precoces da doença.

Um outro fármaco desenvolvido pelas mesmas farmacêuticas contra as fases iniciais da doença de Alzheimer, o Aduhelm, já tinha sido autorizado pela FDA. .

Contudo, a decisão foi criticada por especialistas face à falta de provas sobre sua eficácia.

Em abril de 2022, a Biogen retirou o pedido de autorização de introdução no mercado do Aduhelm na Europa.

A doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência, caracteriza-se pela degradação global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas, como memória, atenção, concentração, linguagem e pensamento.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ester silva
    07 jul, 2023 Portugal 17:55
    O novo medicamento já está no mercado português?

Destaques V+