Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

WikiLeaks

Austrália pede aos EUA que deixem de perseguir Assange

30 nov, 2022 - 10:13 • Joana Azevedo Viana

Primeiro-ministro australiano diz que tem levantado esta questão junto de representantes do Governo norte-americano.

A+ / A-

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse esta quarta-feira que pediu pessoalmente à administração norte-americana para parar de perseguir o cofundador da WikiLeaks Julian Assange, que tem nacionalidade australiana.

Albanese diz que levantou a questão diplomaticamente sensível "em encontros recentes" com representantes dos EUA e prometeu continuar a exercer pressões para que o processo judicial que pede a extradição do delator da WikiLeaks seja abandonado.

Assange continua na prisão de Belmarsh, em Londres, a partir de onde está a tentar combater a ordem de extradição dos EUA, onde enfrenta acusações de espionagem por ter divulgado centenas de milhares de documentos diplomáticos secretos sobre as guerras do Afeganistão e do Iraque.

A revelação de Albanese foi feita durante uma sessão parlamentar, em resposta a uma questão de uma deputada independente que ressaltou o quão "essencial para a democracia" é o jornalismo de interesse público e que a liberdade de Assange "só virá através de intervenção política".

"Vai o Governo intervir para trazer o sr. Assange para casa?", questionou Monique Ryan.

Na resposta, o primeiro-ministro australiano declarou que "o Governo vai continuar a agir por via diplomática" e adiantou: "Posso assegurar que levantei esta questão pessoalmente com representantes do Governo dos EUA. A minha posição é clara e foi declarada à administração dos EUA - a de que este é o momento para encerrar este assunto."

O ativista, de 51 anos, permanece na prisão de segurança máxima de Belmarsh, em Londres, enquanto é decidido o seu recurso contra a sua extradição para o território norte-americano.

Nos Estados Unidos, o fundador da WikiLeaks, arrisca uma sentença de 175 anos de prisão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+