Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cidade escapa, para já, a erupção de vulcão na Islândia

19 dez, 2023 - 17:22 • Miguel Marques Ribeiro

Os corredores aéreos internacionais também não foram, até ao momento, afetados pelo fumo produzido pelo vulcão.

A+ / A-
Um "mar" laranja ilumina a noite na Islândia, depois do (esperado) vulcão entrar em erupção
Um "mar" laranja ilumina a noite na Islândia, depois do (esperado) vulcão entrar em erupção

A lava do vulcão que entrou em erupção esta segunda-feira, na Islândia, está a fluir para longe de Grindavik, e não deverá colocar em perigo a localidade, situada na península de Reykjanes, na região sudoeste da ilha atlântica.

A intensidade da erupção, que culminou semanas de intensa atividade sísmica, está também a diminuir, não sendo esperada qualquer alteração do tráfego aéreo, ao contrário do que chegou a ser temido.

“A erupção não representa um perigo para vidas humanas”, confirma um comunicado do governo islandês, citado pela Reuters.

“Não existem perturbações nos voos de e para a Islândia e os corredores aéreos internacionais continuam abertos”, referem as autoridades, apesar da lava correr através de uma fissura com quatro quilómetros de comprimento

A erupção começou com grande intensidade nesta segunda-feira, expelindo lava e fumo a mais de 100 metros de altura.

O início da atividade vulcânica já era esperada, tendo obrigado à evacuação dos cerca de quatro mil habitantes de Grindavik há cerca de um mês.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+