Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Canal da Mancha. Londres e Paris assinam pacto para maior fiscalização da travessia de migrantes

14 nov, 2022 - 08:21 • Redação

O último balanço feito pelo Reino Unido revela que o número de migrantes que fazem a perigosa viagem em barcos improvisados ultrapassou a marca dos 40 mil.

A+ / A-

O Reino Unido e a França assinam em Paris, esta segunda-feira, uma nova declaração conjunta para intensificar os esforços para impedir a travessia de migrantes no Canal da Mancha.

De acordo com o jornal Financial Times, este novo entendimento vai permitir o aumento do número de oficiais e voluntários franceses a operar nas praias do Canal, de forma impedir que mais pessoas cheguem ao Reino Unido.

O último balanço feito pelo Reino Unido revela que o número de migrantes que fazem a perigosa viagem em barcos improvisados ultrapassou a marca dos 40 mil - um novo recorde.

Nunca antes tantos migrantes, na sua maioria albaneses, iranianos e afegãos, tinham feito a perigosa travessia.

Em 2021, foram registadas 28.526 travessias, o que já era um recorde, segundo a agência francesa AFP.

Estes números crescentes estão a exercer pressão sobre o Governo conservador, que faz do combate à imigração uma prioridade máxima.

Sucessivos executivos britânicos já tentaram vários planos, mas sem sucesso.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    14 nov, 2022 Lisboa 09:29
    Mandem para lá o avião da Frontex que anda para aqui a espionar e a mandar as informações que coleta, sabe-se lá para quem e com que propósitos, quando temos Marinha e Força Aérea (ou não temos?) para patrulhar a zona, e ninguém assume claramente quem o chamou cá.

Destaques V+