Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Supremo Tribunal obriga Trump a divulgar declarações de impostos

23 nov, 2022 - 12:07 • Teresa Paula Costa com BBC

Comité vai ter apenas algumas semanas para verificar se Trump cometeu violações fiscais. Trump foi o primeiro presidente americano em 40 anos a recusar publicar as suas contas.

A+ / A-

O Supremo Tribunal norte-americano decidiu esta terça-feira que o ex-Presidente dos EUA, Donald Trump, vai mesmo ter de entregar as suas declarações de rendimentos de 2013 a 2018 a um comité do Congresso controlado pelos Democratas.

Os juízes bloquearam, por unanimidade, a decisão proferida por um tribunal inferior de manter os registos financeiros de Trump em segredo na sequência de um pedido do ex-Presidente.

A decisão dá seguimento a uma batalha que começou em 2019, quando um comité da Câmara dos Representantes intimou o então chefe de Estado para aceder às suas declarações de impostos e rendimentos, na sequência de uma investigação a suspeitas de violações fiscais alegadamente cometidas pelo agora ex-Presidente.

Dentro de um mês, os democratas cederão o controlo da Câmara dos Representantes aos republicanos na sequência das últimas eleições intercalares, o que deixa apenas algumas semanas à investigação parlamentar para obter os documentos.

Em 40 anos, Donald Trump foi o primeiro Presidente dos EUA a não divulgar as suas contas, logo depois de ter ganho as primeiras eleições, quebrando assim a tradição considerada pelo povo americano como um dever de transparência.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+